terça-feira, 16 de março de 2021

FestRio chega a quarta edição e pela primeira vez em formato virtual

Próximo domingo (21) das 10h às 17h, acontece a FestRio Digital, tradicional festa judaica que aborda o judaísmo e toda sua diversidade cultural através da arte, em formato digital, com a tecnologia 3D, que permite aos participantes, um realismo de forma que se sintam no local. A transmissão ao vivo é gratuita, através do site do evento https://www.oncloud7.xyz/fierj/.

 

Roberto Frota leva à cena cartas inéditas de Drummond

O poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade e a carioca Zuleika Castro Moreira mantiveram uma frequente  troca de cartas que fomentou uma sólida amizade, entre 1949 e 1952. As cartas foram confiadas a Roberto Frota, um de seus filhos, quando ele completou 18 anos, e guardadas por mais de 60 anos. E virão agora a público, na montagem “Cartas a uma jovem poeta”,  idealizado pelo próprio Roberto.

A encenação conta com a participação de Denise Weinberg e a direção é de Marcos França, que assina também o roteiro, cuja dramaturgia costura cartas do poeta a textos de Zuleika, esses interpretados por Weinberg. O projeto foi contemplado pelo edital “Retomada Cultural, da Lei Aldir Blanc, da SECEC, e terá sessões online, de 19 de março a 11 de abril e contarão com debates também.

Bossa Nova Mall prepara live sobre empreendedorismo feminino

O Bossa Nova Mall segue com programação para as mulheres neste mês. Para quem está pensando em abrir seu próprio negócio e tem dúvidas sobre este universo, o shopping center prepara uma live com Lígia Reis, fundadora da Rio Arte, nas redes sociais do empreendimento. Além disso, o novo espaço instagramável chega para exaltar a verdadeira beleza feminina e suas formas e torna-se o ponto ideal para registrar lindas fotos. Tudo isso com muito conforto e segurança, seguindo todas as normas sanitárias, como uso obrigatório de máscaras e intensificação na limpeza. 

Praticando e entendendo a pronúncia em inglês: IBEU oferece atividade aberta ao público e gratuita!

O país e a cidade de origem de cada pessoa pode influenciar bastante na pronúncia de palavras em inglês, mesmo para quem tem domínio do idioma. Na sexta, dia 19, das 19h às 20h, o professor Francisco Galdino Silva da Costa, do Ibeu, vai falar sobre isso e muito mais no Workshop on Pronunciationrealizando atividades para que os participantes pratiquem a pronúncia de diferentes sons em inglês, bem como as sílabas tônicas de palavras. O evento se destina a adultos e adolescentes com inglês avançado e intermediário, e pode ser acessado através da plataforma Google Meet. A atividade faz parte do programa “Make it Happen @ Ibeu", que desde a pandemia acontece on-line, é aberto ao público e gratuito. Para participar, basta acessar o link para inscrições: http://bit.ly/WorkshopPronunciation

Jornalista Hélio Fernandes vai ganhar biografia

Dono de a Tribuna da Imprensa, repórter editor  desde a Era Vargas, Hélio Fernandes - que morreu, recentemente,  aos 100 anos de idade, vai ganhar biografia, que será escrita pela jornalista Ana Helena Tavares. A biógrafa é autora de três obras . Uma delas, sobre Dom Pedro Casaldáliga. Ela também conclui um livro sobre Jesus Chediak. O título das memórias de Hélio Fernandes é A liberdade tem grades. " É uma referência às várias vezes em que Hélio foi preso"- disse Ana Helena, que conhecia Hélio Fernandes há algum tempo.  A escritora conta que sempre quis biografá-lo. Mas ele, uma vez, lhe disse: " Só conte minha história depois que ela tiver terminado ". Na foto, de autoria de Isabella Fernandes (fotógrafa e filha de Hélio Fernandes), Ana Helena Tavares e Hélio Fernandes (pouco antes da morte do jornalista).

Laura Zandonadi e Sérgio Chiavazzoli lançam single

O parceiro de banda e produções de Gilberto Gil desde 1997, o multi-instrumentista Sérgio Chiavazzoli se une a Laura Zandonadi para homenagear o baiano com um single que está sendo lançado nas plataformas digitais e será o primeiro de uma série de releituras que a dupla pretende fazer da obra de Gil. Curiosamente, em mais de 20 anos de parceria com Gil, Chiavazzoli nunca havia tocado "Preciso Aprender A Só Ser", canção de 1974 escolhida pela cantora (niteroiense como ele), que tem tudo a ver com o momento que o mundo está vivendo. Para ouvir o single, clique no link a seguir: https://laurazandonadi.hearnow.com/  .

Projeto “Viva o Samba do Rio com a Gloriosa!” homenageia municípios do Rio


A partir do dia 17, sempre às 19h30, os municípios de São Gonçalo, São João de Meriti, Duque de Caxias e Rio de Janeiro serão homenageados pelo projeto “Viva o Samba do Rio com a Gloriosa!”, através do canal no YouTube da Gloriosa Roda de Samba.  Cada episódio, gravado no Cais da Imperatriz, na Gamboa, será dedicado a uma cidade. Sempre trazendo um convidado especial.  No primeiro, Moacyr Luz será o responsável por homenagear São Gonçalo, Ana Costa foi escolhida para lembrar São João de Meriti, Paulão 7 Cordas, diretor musical do projeto, ficou com o tributo a Duque de Caxias e Júlio Estrela juntou-se à Roda para celebrar o Rio de Janeiro.

Exposição online “Leonardo da Vinci – 500 Anos de um Gênio”revela segredos da Mona Lisa

A versão digital da exposição Leonardo Da Vinci – 500 Anos de um Gênio, do MIS Experience (instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo), está com ingressos gratuitos até 28 de março. Com a mudança para a fase vermelha do Plano São Paulo, as atividades presenciais do MIS Experience estão temporariamente suspensas. A visita virtual está disponível em www.exposicaodavinci500anos.com.br .

A mostra digital é uma experiência multissensorial com imersão em 360 graus, animações gráficas em alta definição, máquinas desenhadas pelo artista italiano em realidade aumentada, áudios e vídeos. Há atividades e conteúdos educativos especiais para grupos escolares, coordenados pelo setor Educativo do MIS Experience, com informações sobre a vida e obra de Leonardo Da Vinci, além de lives exclusivas.

Carlos Lupi recebe homenagens pelo seu aniversário

Presidente nacional do PDT, Carlos Lupi comemora hoje seu aniversário (64 anos), ao lado da mulher, Angela Rocha, e do filho, Leo Lupi (na foto com Carlos Lupi), entre outros da família.  Por causa da pandemia, ele receberá homenagens virtuais dos amigos. Ex-ministro do Trabalho e ex-deputado federal, Lupi lembrou que no último domingo (14) um dos principais ícones do movimento negro no Brasil, Abdias Nascimento, completaria  107 anos.

Circo de graça

A artista de circo Adelly Costantini lança a partir do dia 18, programação gratuita e on-line focada em circo para crianças, processo criativo para espetáculos circenses e acessibilidade. O evento apresenta dois vídeos para crianças (sendo um de animação), duas peças on-line, um documentário e uma roda de conversa. As apresentações são transmitidas pelo canal do youtube de Adelly. (https://www.youtube.com/channel/UCBD_GqJNEx_LaC0I5aIknEA).  Os vídeos são criações livremente inspiradas no espetáculo infantojuvenil “Onde Eu Guardo Um Sonho”, criado por Adelly Costantini com direção de Flavio Souza, e que teve sua estreia em 2019.

Advogadas unidas pela classe, unidas pelo Direito

A OAB de Niterói realiza nesta quarta, dia 17, às 18h, a live Advogadas unidas pela classe, unidas pelo Direito.  Ana Tereza Basílio , vice-presidente da OAB-RJ, a desembargadora Regina Passos, a advogada Helga Lise Mansur e o presidente da OAB de Niterói, Claudio Vianna, participam do encontro virtual, em homenagem ao mês da Mulher.  A transmissão será pelas redes digitais da OAB de Niterói.