Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de fevereiro 8, 2021

Capital baiana ganha mais um atrativo turístico com a reativação dos 16 sinos da Igreja da Conceição da Praia

Ao longo de décadas os sinos do século XVIII, XIX e XX tocavam na capital baiana todos os dias. Com o passar do tempo a tradição foi rareando até o surgimento do projeto que está devolvendo o toque dos sinos nas igrejas da Bahia. O projeto de resgate do Toque dos Sinos nasceu em 2019 e foi idealizado pelo Secretário de Turismo da Bahia, Fausto Franco. Nos próximos meses mais igrejas serão beneficiadas ampliando a atuação para interior baiano. Além das igrejas beneficiadas no Centro Histórico de Salvador, a Igreja de São João Batista, em Trancoso, também foi contemplada. A missa solene foi celebrada pelo Arcebispo Primaz do Brasil Dom Sérgio da Rocha. A Igreja da Conceição da Praia foi apadrinhada pelos empresários benfeitores Antônio Andrade Júnior , Jorge Simões e Jorge Goldenstein . Cada uma das reativações, desde 2019, contou com o apoio da iniciativa privada, em uma parceria que só trouxe a valorização da história e da rica cultura baiana, pontuou o Secretário Fausto Franco na sol

Projeto “Do Leme à Praça Mauá — Histórias e Músicas do Carnaval carioca” estreia dia 12

Enquanto não for seguro para a população estar nas ruas devido à pandemia, os tradicionais blocos da cidade também não vão desfilar. Mas quem disse que eles estão parados? Os blocos “Escravos da Mauá” e “Meu Bem Volto Já” lançam o projeto “Do Leme à Praça Mauá — Histórias e Músicas do Carnaval Carioca”, dia 12, no canal do Youtube “Histórias e Músicas do Carnaval Carioca” ( https://bit.ly/3qmUBUs ). Com roteiro e direção de Pedro Monteiro , a série terá 12 programas de sete a dez minutos que vão contar algumas das curiosidades dos sambas e compositores que fizeram sucesso no Carnaval da cidade dos anos 90 aos dias atuais.

Khalil e Alê Siqueira participam do Cio da Terra – Entre Escutas, projeto do Sesc Sorocaba

Na próxima quarta-feira, dia 10, às 19h, acontece o encontro do can t or e compositor  Khalil  com o produtor  Alê Siqueira  no projeto Cio da Terra – Entre Escutas, do Sesc Sorocaba (SP). A transmissão será ao vivo pelo canal do YouTube do Sesc Sorocaba.  O projeto é voltado para artistas da região de Sorocaba,   com   um bate-papo que visa um aprofundamento do olhar sobre estes trabalhos fonográficos, já disponibilizados para audição nas plataformas digitais.

Antropóloga Sandra Benites participa do ciclo virtual de palestras gratuitas “Lab Corpo Palavra”

O ciclo virtual de palestras “Lab Corpo Palavra” reúne artistas e pesquisadores da dança, das escritas e dos estudos do corpo no canal do Youtube Celeiro Moebius ( https://bit.ly/3q9zULp ) até 3 de março. Nesta terça-feira, 9, a antropóloga Sandra Benites , curadora adjunta de arte brasileira no Masp, participa do projeto, das 15h às 16h, para falar de sua pesquisa sobre como os povos guaranis enxergam o corpo feminino, entre outros temas.

O Carnaval Virtual do Monobloco pede passagem

Com o distanciamento social imposto pela pandemia, o Carnaval de rua vai ter que esperar. Mas se os foliões não podem ir às ruas, o Monobloco resolveu levar a alegria de seus desfiles para dentro de suas casas. Terça-feira, dia 9, estreiam 10 vídeos inéditos no canal do Monobloco no YouTube, gravados de forma remota. E para ficar ainda melhor, no dia 13, a partir das 20h30, o Monobloco vai animar foliões de todo o Brasil no primeiro carnaval gamer brasileiro, que acontecerá na plataforma Cidade Alta RP.

Inovações na Recuperação Judicial

O desembargador André Fontes , do TRF 2, Luciano Bandeira , presidente da OAB-RJ e Ana Tereza Basílio , vice-presidente da entidade, vão participar do encontro virtual sobre Inovações na Recuperação Judicial, no próximo dia 12, às 17h, pela plataforma Zoom.  Também estarão presentes o juiz Paulo Assed , a professora e advogada Mônica Gusmão , e o presidente da OAB de Niterói, Claudio Vianna . O evento é organizado por Genilton Garcia Castilho e André Maia , em parceria entre a OAB-RJ, a OAB de Niterói  e o IMB. As inscrições podem ser feitas pelo  www.org.br  (com emissão de certificado).

Marcos Hermes faz vernissage com coquetel na Casa da Glória

Na próxima quinta-feira, dia 11, de 19h às 22h, a Casa da Glória  recebe a vernissage com coquetel da exposição “Brasilerô”, do fotógrafo Marcos Hermes . Com 30 anos de uma carreira dedicada a registros musicais históricos, Marcos é um dos mais admirados fotógrafos do Brasil e do mundo - autor de mais de 700 capas de discos e milhares de shows registrados. Na exposição “Brasilerô”, composta por 30 imagens e inédita no Rio de Janeiro, ele mostra parte dessas três décadas de carreira registrando o crème de la crème da música brasileira – de Criolo a João Gilberto , passando por Zeca Pagodinho e Marcelo D2 . Durante a exposição, será vendido no local o livro “Brasilerô”. A mostra seguirá todos os protocolos necessários diante da pandemia de COVID 19. É necessário confirmar a presença pelo WhatsApp (21) 96585-5546.