quarta-feira, 29 de julho de 2020

Um cantinho e um violão

Nesta quinta, dia 30, a partir das 16h, o ator
Thelmo Fernandes recebe o violonista, arranjador e compositor peruano Sergio Valdeos para uma live em seu perfil no Instagram. O bate-papo, que promete uma palhinha de Valdeos, será em torno de sua carreira no Rio de Janeiro e agora na Europa. O músico peruano também vai contar histórias do período em que integrou o grupo vocal "Latinoamérica- nós". A live será transmitida no perfil do ator @thelmof.

Diogo Nogueira faz a "Live dos Pais" no próximo domingo

As lives do Diogo Nogueira, batizadas de Em Casa com Diogo”, se tornaram um ponto de encontro mensal e referência de shows ao vivo neste isolamento, com enorme sucesso e audiência, ótimo retorno do público e participação de amigos e fãs. A próxima será a “Live dos Pais”, neste domingo, dia 02 de agosto, também direto de sua casa, através de seu canal do YouTube às 12h – seu horário escolhido para as lives, com muito samba e gastronomia. 

Theatro Municipal do Rio e MAM Rio debatem história da arte do Brasil

Um panorama a partir do trabalho dos quatro artistas que decoram o Theatro Municipal (1909) até o momento de construção do Museu de Arte Moderna (1958). Este é o tema principal da live do dia 30, às 15h, no Instagram do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (@theatromunicipalrj) e do MAM Rio(@mam.rio). Duas instituições culturais importantes se unem para contar um pouco da trajetória destes ícones da cultura carioca. Sob o comando de Bruna Leite, coordenadora de projetos especiais do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e Fernanda Lopes, curadora-assistente do MAM elas vão abordar a história da arte no Brasil, destacando o Theatro Municipal e o MAM Rio.

 Advogados  ganham liminar do STF 

Os advogados Ana Tereza Basílio (foto), Manoel Peixinho, Roberto PodvalMaria Claudia Bucchianeri Pinheiro ganharam liminar do ministro Dias Toffoli, presidente do STF, que suspende o processo de impeachment do governador Wilson Witzel na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. O ministro do STF concordou com o pedido de suspensão feito pelos  advogados. A defesa alegou que a eleição dos membros da comissão do impeachment (formada pela Alerj) foi ilegal, pois, os  integrantes foram indicados pelos líderes das legendas e não pela proporção partidária da Assembleia Legislativa.  O processo agora só vai continuar depois da eleição de uma nova comissão de impeachment. De acordo com as regras definidas na liminar. 
"O artigo 19 da Lei 1.179 estabelece que a comissão especial seja eleita",  disse o presidente do STF.

Palmas à arte inclusiva!

A Funarte e a UFRJ lançam, hoje, às 18h, o projeto Um Novo Olhar, dedicado à promoção da cidadania cultural das pessoas com deficiência. A live será transmitida pelo canal Arte de Toda Gente, no YouTube.

O projeto vai apresentar oficinas de capacitação em artes em geral, com ênfase nas artes visuais; cursos on-line de arte-educação para professores da rede pública de ensino; e qualificação para regentes de coro infantil.

Já nos dias 5 e 6 de agosto, acontece o Encontro Um Novo Olhar de Arte/Educação + Acessibilidade, que integra as ações do projeto.

Em sua conferência de abertura, às 10h, "A arte e o querer viver", a educadora Ana Mae Barbosa, referência no Brasil em ensino de arte nas escolas, será uma das palestrantes.