Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de dezembro 13, 2021

Exposição “Órbita Hélio” faz temporada no Centro do Rio

A exposição “Órbita Hélio”, organizada pela MT Projetos Arte, reúne imagens de artistas que conviveram com Hélio Oiticica e utilizaram grande experimentalismo nas décadas de 60 e 70. A mostra fica em cartaz até o dia 28 de janeiro no Centro da Cidade (RJ). Na exposição também há uma foto inédita feita pelo Oiticica documentando a chegada de Caetano Veloso no exílio, em Londres, nos anos 1960.

Stracho Temelkovski se apresenta no Rio

Chega ao Rio de Janeiro, Stracho Temelkovski , multi-instrumentista francês e beat-boxer(percussionista vocal), em turnê de seu último disco: The Sound Braka. Ele reabrirá o Teatro da Aliança Francesa Tijuca, no dia 15, às 19h, além de se apresentar na Fábrica Bhering, sexta-feira, 17, às 19h e no Parque das Ruínas, sábado, 18, às 15h, quando encerra a turnê carioca. A entrada é franca.

O sonhador pragmático ganha edição especial

Lançado em 1993, O Sonhador Pragmático,  escrito pelo ex-deputado Mauro Magalhães ,  sobre o ex-governador Carlos Lacerda ,  ganhou edição especial e será lançado nas livrarias da Zona Sul,  entre elas a Mar de Histórias (Rua Francisco Sá 51, Copacabana), a partir de 22. "Depois da quarta edição,  o livro ganhou essa  tiragem especial porque estava esgotado muita gente quer saber detalhes sobre a vida de Carlos Lacerda .  A obra fala do político durante tempo em que governou o antigo Estado da Guanabara,  até a criação do Movimento A Frente Ampla,  formada por Lacerd a,  JK e Jango ,  contra a ditadura militar"- disse Magalhães , que conclui dois outros livros,  um sobre os homens públicos que conheceu e, outro,  sobre sua vida.

Os efeitos da paridade no sistema OAB

Presidente eleita pela seccional da OAB da Bahia, Daniela Borges (que,  atualmente,  preside a Comissão Nacional da Mulher Advogada do Conselho Federal da OAB) é a convidada de Ana Tereza Basílio ,  vice-presidente da OAB-RJ,  para live,  dia 20,  às 19h, sobre "Os efeitos da paridade no sistema OAB ". A transmissão será pelo Instagram de Ana Tereza Basílio . 

Andrea Beltrão e Maurício Farias lançam “Antígona 442 A.C.”,  no Festival do Rio

A pré-estreia do filme “Antígona 442 A.C.”, de Maurício Farias , estrelado pela atriz Andrea Beltrão , movimentou o tapete vermelho do Cinépolis Lagoon, no Rio de Janeiro, na noite do último sábado (11). Marieta Severo, Bárbara Paz, Johnny Massaro e o namorado, João Pedro Accioly , marcaram presença no evento. O longa, que faz parte da programação do Festival do Rio, é inspirado na peça teatral homônima de Sófocles e conta a história de uma jovem, filha de Édipo e Jocasta, determinada a desobedecer o Rei, Creonte. Andrea Beltrão comemorou: “É muito bom encontrar pessoas que eu não vejo há dois anos! Eu fiquei muito confinada como a maioria, apesar de gravar novela a gente gravou com muito protocolo, testando todo dia, mas é incrível estar no cinema de novo, é uma emoção e eu fiquei super nervosa na hora de vir pra cá. Ver gente diferente é muito emocionante. Acho que o mais importante dos festivais é essa reunião de saberes, de estéticas, de assuntos, de provocações, e acho que isso

A história do trabalhismo

Amigos do historiador Wendel Pinheiro ,  pesquisadores e estudantes estiveram no lançamento de  "Um tempo melhor para se viver" (Editora Anagrama),  na Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Entre os que estiveram lá, o cientista político Everton Gomes , porta-voz do Rio Boa Praça e diretor da Fundação Leonel Brizola , disse que o livro "é leitura obrigatória para quem quer entender o cenário político que vivemos , pois conta a história do trabalhismo no Brasil desde o século XIX". Na foto, o autor Wendel Pinheiro  e Everton Gomes .    

Projeto Nacional de Desenvolvimento

Carlos Lupi ,  presidente nacional do PDT,  Ciro Gomes ,  pré-candidato do partido a presidente da República,  e o economista Nelson Marconi ,  da Fundação Getúlio Vargas,  participam hoje, às 18h, da aula inaugural da  Escola de Candidatos (que tem o nome em homenagem a Fernando William ,  vereador que morreu esse ano), na Fundação Leonel Brizola. A transmissão será ao vivo,  na intern et.

Prêmio ABEOC Media & Business Partners

Em homenagem ao trabalho de profissionais e veículos de imprensa,  o Prêmio ABEOC Media & Business Partners homenageou,  entre outros,  o jornal online Diário do Rio,  que tem como presidente o empresário Claudio Castro, diretor e editor-chefe , Quintino Gomes Freire  e Felipe Lucena ,  diretor de redação. "Ficamos muito felizes em ser lembrados pela ABEOC (Associação Brasileira de Empresas de Eventos). Nós acreditamos que o Rio de Janeiro necessita de eventos para se reerguer. E que toda a associação pode contar conosco para ajudar o setor que tanta alegria traz ao carioca"- disse Quintino , ao receber a premiação,  em solenidade no Hotel Fairmont. Também receberam homenagens os jornais O Dia,  Monitor Mercantil, a Band TV,  Agência Brasil,  entre outros veículos.

1º Festival Náutico Feminino reune bicampeã e medalhistas olímpicas no Rio de Janeiro

No último sábado (11), 125 mulheres estiveram reunidas para o 1º Festival Náutico Feminino. O evento que tem como objetivo destacar a participação das mulheres em esportes náuticos, mostrando a importância das atletas dentro de esportes que tradicionalmente são mais praticados por homens, como é o caso da Vela.  O evento foi organizado por Elisa Mirow , atleta da vela e uma das primeiras mulheres a comandar uma tripulação em grandes competições nacionais como a Regata Santos-Rio e Isabel Swan, medalhista de Bronze nos Jogos de Pequim 2008 e coordenadora de Esportes Femininos no Comitê Olímpico do Brasil (COB), uma área destinada exclusivamente à elaboração de projetos para atletas, treinadoras e gestoras mulheres e integrante do Conselho de Administração da CBVela. Veleiros, barcos, botes e canoas fizeram um passeio pela Baía de Guanabara e ancoraram na praia de Adão e Eva, em Niterói. Confira nas fotos de  José Olímpio Martine Grael, Isabel Swan e Elisa Mirow Meninas do Projeto Grael

Celebração intimista para Wagner Tiso

Em clima muito intimista,  por causa dos últimos desdobramentos referente à confirmação da descoberta da variante Ômicron no país,  o pianista, compositor e maestro  Wagner Tiso  -  um dos fundadores do movimento musical mineiro Clube da Esquina, junto  com Milton Nascimento - celebrou  seus 76 anos , na última sexta-feira (10), no Rio de Janeiro. De frente à praia do Leblon, na residência do casal de advogados, estavam Eduardo Maneira (professor da UFRJ, presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB/Nacional e uma das maiores autoridades em direito tributário do Brasil, tema que pesquisa há 30 anos), ao lado da mulher e sócia, a advogada Rosara de Oliveira Maneira , sobrinha e afilhada do saudoso embaixador do Brasil em Portugal e Ministro da Cultura e José Aparecido de Oliveira . Ao lado do embaixador,  com quem trabalhou  muitos anos, Rosara  aprendeu e foi fortemente influenciada por ele na arte de  receber e fazer amigos e criou um bufê árabe e de frutos do mar. Também pa

Jantar no Fairmont com o mundo jurídico

Foi com um jantar no Fairmont Hotel Copacabana que a ANOREG - Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio de Janeiro, festejou na última sexta-feira (10)  seus 25 anos de fundação, aproveitando para comemorar, também, a conquista do prêmio nacional de excelência como entidade de destaque de todas as ANOREG’s da Região Sudeste (categoria diamante). A entidade tem na sua presidência o Tabelião Renaldo Andrade Bussière e o jantar comemorativo contou com a participação de inúmeros titulares de Cartórios situados no Estado, desembargadores, juízes, juristas e advogados. Desde sua fundação, no ano de 1996, seus presidentes, diretores, colaboradores e associados têm conjugados esforços contínuos para oferecer serviços cada vez melhores à sociedade, que se vê, assim, acolhida com serviços notariais de exemplar qualidade. Confira nas fotos de Cristina Lacerda ! Celso e Camila Belmiro com Thamires Moura e Roberto Azevedo Luiz Felipe Francisco, Marcio Braga e Renaldo Bussière Tatian