Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de junho 9, 2021

Novo livro da professora Elika Takimoto traz provocações sobre o negacionismo científico

Escritora incensada, com mais de 700 mil seguidores nas redes, Elika Takimoto lança “Como dialogar com um Negacionista”.  Em seu novo livro, publicado pela editora Livraria da Física, a autora não apenas defende que esse diálogo é possível, mas afirma que desistir dele é permitir um sistema autoritário em nossa sociedade. Moradora de Madureira há 45 anos, a autora explica que o livro é voltado para todas as pessoas interessadas em compreender o movimento negacionista e debater ciência. Professora de física do Cefet, Elika  conquistou milhares de fãs com seus textos publicados na web, entre eles o ex-presidente Lula. É doutora em Filosofia pela UERJ e mestre em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologias pela UFRJ.

Fundos com selo ESG na plataforma da Órama aumentam 200%

Após seis meses do lançamento do inédito selo ESG – Environmental, Social and Governance (em português, Ambiental, Social e Governança), criado e concedido pela Órama, o número de fundos que recebem a chancela triplicou: passou de quatro para 12 fundos, um aumento de 200%. A seleção é feita com base na avaliação dos critérios adotados pelos próprios gestores e é desejável que seja aderente ao PRI (Principles for Responsible Investment), com abordagens dentro das definidas pelo GSIA (Global Sustainable Investment Alliance). “Nosso desejo é ter uma lista mais extensa de fundos que integrem os fatores ESG. Por ora, ainda há poucas opções de ativos, dos 650 fundos, somente 12 até o momento possuem o selo. Mas nossa equipe de produtos tem notado um interesse grande das gestoras em adotar essas práticas ESG dentro do processo de investimentos delas”, avalia  Sandra Blanco (foto), estrategista-chefe da Órama.

Podcast “Conversa com o Judiciário” tem apresentação do ministro do STJ

O podcast “Conversa com o Judiciário” é uma produção da Revista Justiça & Cidadania, com edição de Erika Branco e apresentação do ministro do Superior Tribunal de Justiça Luis Felipe Salomão . Toda terça-feira, um novo episódio estará disponível trazendo diversos especialistas para debater os  principais assuntos do momento que estão no foco do Poder Judiciário. Política, economia, cidadania, tecnologia, responsabilidade social, sustentabilidade e muitas outras pautas fazem parte das conversas sobre temas que envolvem o Direito e a Justiça. Os primeiros debates já estão disponíveis no podcast Conversa com o Judiciário, ( https://open.spotify.com/ show/2XSmscxVOP30vPvs0KZwrn ) “120 dias da nova lei de recuperação e falência”, “Carreiras do Direito – Mulheres são maioria, mas persiste a desigualdade”, “Lançamento da pesquisa JusBarômetro” e “Novas disciplinas obrigatórias na graduação em Direito”.  

Teatro PetraGold apresenta o ator e cantor e compositor Claudio Lins no show “Músicalmanaque”

Claudio Lins estreia o projeto Músicalmanaque no Teatro PetraGold. O ator, cantor e compositor apresenta nova série de shows temáticos e interativos, com bate-papo e convidados, e a primeira temporada homenageia o universo do Teatro Musical no Brasil . A cada semana, um convidado, na estreia do dia 8 teve o ator, cenógrafo e figurinista Cláudio Tovar ; no dia 15 é a vez da cantora-atriz-diva dos musicais Gottsha ; no dia 22 o ator, cantor e coreógrafo Victor Maia e no dia 29 o ator, cantor e diretor Tadeu Aguiar . Confira momentos da estreia nas fotos de Cristina Granato . Claúdio Tovar  e Cláudio Lins Cláudio Lins Lucinha Lins  da plateia filmando seu filho Cláudio Lins

Parceria entre Projeto Mentoria e OAB da Barra da Tijuca

Vice-presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basílio vai receber para live, no dia 22, às 19h, Manoela Dourado , presidente da Comissão de Processo Civil da OAB da Barra da Tijuca. O tema do encontro virtual é o lançamento da parceria entre o Projeto Mentoria e a Comissão de Processo Civil da OAB da Barra da Tijuca. A transmissão será pelo Instagram de Ana Tereza Basílio .

Centro Cultural Correios recebe a exposição "Sentado à beira do tempo, a poética de Murilo Mendes"

No dia 12, sábado, das 16h às 18h, vai acontecer ‘O dia da performance’, com a filmagem da TV Honestino, do Lab-PD Arte da UFRJ, na exposição "Sentado à Beira do Tempo, a poética de Murilo Mendes”. A mostra, do Acesso Arte Contemporânea – formada pelos curadores Marilou Winograd , Gilda Santiago e Aline Toledo , abriu no dia 5 de maio e segue até 19 de junho, no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro. Petrillo é o artista /curador convidado desta 7ª edição para os artistas mineiros. O texto critico é assinado pelo escritor e ensaísta Silviano Santiago. Neste sábado, Anderson Rosa apresenta a performance ‘Entremeio’; os artistas Enéas Valle e Pedro Henrique Bravo realizam ‘Geo Tetravisão Paz’; e Maria Clara Contrucci finaliza o dia das exibições com a performance ‘O côncavo do convexo, o convexo do côncavo’.

Teatro Tablado pode se tornar patrimônio cultural e imaterial do estado do Rio

No ano das comemorações pelo centenário de nascimento da escritora e dramaturga Maria Clara Machado , o Teatro Tablado, fundado por ela, pode ser tornar Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Rio. É o que prevê o projeto de lei 4.301/2021 do deputado Noel de Carvalho (PSDB) protocolado na Alerj e já publicado no Diário Oficial do estado. "A importância do Teatro Tablado para a cultura do país é imensurável, e ainda temos a sorte de tê-lo em nosso estado. O Tablado é também um símbolo de resistência porque conseguiu consolidar-se como uma das marcas da nossa cultura cada vez mais relegada a segundo plano", disse o deputado Noel de Carvalho . 

Exposição “Modernos Eternos” faz sua primeira edição carioca no Museu da Moda - Casa ZuzuAnge

Depois de 12 edições de sucesso entre São Paulo e Belo Horizonte, a mostra “Modernos Eternos”   faz sua   primeira edição carioca   de 7 a 21 de setembro, no Museu da Moda - Casa ZuzuAngel, com direção geral e curadoria de  Sergio Zobaran . A ‘Modernos’ acontece em parte como uma exposição presencial de moda nos salões do museu e, na íntegra, de forma virtual, na internet. O evento apresenta trabalhos de arquitetos, designers, cenógrafos, artistas plásticos e paisagistas, abrindo assim o leque de profissionais de diversos estados brasileiros ligados à criação, com total liberdade de expressão em seus respectivos espaços assinados. Foto:  Marco Rodrigues

Psicóloga conduz workshop telepresencial sobre autoestima

A psicóloga Daniela Faertes , especialista em terapia cognitiva e mudança de comportamentos prejudiciais, dará um Workshop sobre autoestima. Dividido em dois módulos, com o primeiro aberto ao público, as aulas serão nos dias 09 e 10 de junho, das 19h às 20h30. O primeiro será sobre como podemos usar a autoestima a nosso favor e de que forma ela impacta em todas as áreas da nossa vida. Já no segundo será apresentado o modelo cognitivo comportamental de intervenção e as mais recentes técnicas para o trabalho com pacientes que têm queixas de baixa autoestima. Para mais informações basta acessar o site da NeuroClínica ( www.neuroclinicapsi.com ) e se inscrever.

Rayan, Filho do casal Malvino Salvador e Kyra Gracie, comemora mêsversário

Rayan , o filho pra lá de fofo do casal formado pelo ator Malvino Salvador e lutadora Kyra Gracie , comemorou nessa terça-feira (08), mais um mêsversário (5 meses de puro encanto). Roberta Niemeyer , cenógrafa infantil proprietária da casa de festas Goiabeira Coisa e Tal, localizada na Barrinha, no Rio, também conhecida como a decoradora dos famosos, foi a responsável em caprichar na comemoração familiar. Ao lado das irmãs Ayra e Kyara , também filhas do casal, Rayan foi apresentado ao tema junino.