Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de abril 19, 2021

Clinica social é destaque em tempos de pandemia

O Centro de Psicologia Aplicada e Formação (Cpaf- RJ), em Ipanema e na Barra da Tijuca está prestando atendimento comunitário em sua clínica social. Em tempos de pandemia, cresceu o número de solicitações e necessidades de atendimento mais acessível. Estes atendimentos são realizados por estudantes e psicólogos, equipe coordenada pela psicóloga Monica Portella . As consultas acontecem de segunda a sábado, de 9h as 18h (presencialmente ou online), mas é necessário, antes, passar por uma triagem que deve ser agendada  pelo telefone com o coordenador Rogério Rubin (21) 99419 3050, a partir das 9h. 

Espetáculo “Nave mãe' fica disponível no youtube até 29 de abril

A encenação de “Nave mãe” foi contemplada com o edital  “Retomada Cultural,  promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc, e pode ser assistida de forma remota e gratuita, pelo canal da Dragão Voador no Youtube. A apresentação fica disponível até 29 de abril. Na trama,  o personagem Guará trabalha numa confecção de calças jeans na Cidade das Formigas, onde é ambientada boa parte da peça, segundo solo de  Alan Pellegrino , também autor do texto, fruto de sua segunda incursão pela dramaturgia. Depois de dar vida no teatro ao lendário Volta Seca, remanescente do bando de Lampião, ele mira agora em temas sociais como o do trabalho escravo. O ator e dramaturgo é novamente dirigido por  Joelson Gusson , com quem criou a companhia Dragão Voador, repetindo, assim, a parceria de espetáculos como “Hotel Brasil” (2017) e o supracitado “Volta Seca” (2018). 

Direitos Humanos em Tempos de Pandemia

Diretora Tesoureira da OAB da Paraíba, Leilane Soares é  a convidada da live que Ana Tereza Basílio , vice- presidente da OAB-RJ, fará nesta terça, dia 20, às 19h, sobre Direitos Humanos em Tempos de Pandemia. A transmissão será pelo Instagram de Ana Tereza Basílio .

Diogo Nogueira faz live para comemorar seus 40 anos

Diogo Nogueira  fará 40 anos no dia 26, segunda, mas a festa vai ser online, um dia antes, para comemorar junto com os fãs. No domingo, 25, às 12h, ele faz a  “Live de Aniversário”  com música, comida e muita alegria. O espírito é ser um almoço de família, com Diogo preparando a comida, como um bom  chef  que é, e mais brincadeiras, bolo de aniversário, conversas com os fãs e várias surpresas, inclusive pra ele, preparadas com carinho pela produção.

Homenagem ao aniversariante Getúlio Vargas

Ex-presidente da Juventude Socialista do PDT,  vice-presidente da Fundação Leonel Brizola e porta-voz do Rio Boa Praça,  o cientista político  Everton Gomes  fará homenagens, pelas mídias sociais,  a partir desta segunda ao aniversariante   Getúlio Vargas , que nasceu no dia 19 de abril de 1883. "Nascido em São Borja, Getúlio foi o maior presidente da história brasileira. Criador da Petrobrás, Eletrobrás, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico ( atual BNDES), Companhia Vale do Rio Doce, Ministério do Trabalho, CLT , Salário Mínimo, Férias Anuais, Descanso Semanal Remunerado,  Getúlio Vargas  será sempre lembrado pelo povo e por todas as gerações " - disse  Everton Gomes . Na foto,  Getúlio Vargas  com  Leonel Brizola  e  Neuza Goulart Brizola .

Historiadora Lucília Neves cobra do governo federal pesquisa sobre o Covid-19

Doutora em Ciências Humanas pela USP, Mestre em Ciência Política pela UFM e  historiadora ( Universidade de Juiz de Fora, MG), Lucília de Almeida Neves Delgado cobra do governo Bolsonaro uma pesquisa para identificar quem são os quase 400  mil mortos por Covid-19, no país, desde o início da pandemia, em março de 2020."É claro que a maioria dos que morreram de Covid -19 é de vítimas que integram a população mais pobre do Brasil. Com o corte de verbas para as pesquisas relacionadas ao censo demográfico, entre outras, o governo Bolsonaro deve aos brasileiros informações detalhadas sobre os que morreram. O vírus atingiu todas as classes sociais. Mas, os cidadãos pobres foram os mais atingidos pela morte. A desigualdade social cresceu muito no Governo Bolsonaro . Devido ao descaso com as classes sociais desfavorecidas. E, também, à ignorância e à falta de políticas públicas para deter o vírus "- afirmou a historiadora. Cética em relação ao atual momento brasileiro, a historiadora

Casamentos continuam a acontecer, apesar da pandemia

Quarenta por cento dos casamentos realizados pela juíza Maria Victoria Riera , no 5°Registro Civil das Pessoas Naturais, em Botafogo, são de casais com renda inferior a três salários mínimos. De acordo com a juíza "alguns, desses casais , são assalariados, vivem de salário mínimo, outros são trabalhadores informais.  Mas, todos capricham muito na roupa e, as mulheres, na maquiagem. São casamentos emocionantes. Desde janeiro, as cerimônias voltaram a ser presenciais.  Com álcool em gel , máscaras, somente os pais ou padrinhos presentes. O amor não acabou na pandemia"-  diz ela. Responsável pelos casamentos de pessoas que moram na Urca, Botafogo, Copacabana, Leme, Ipanema, Leblon, Humaitá, Jardim Botânico, Gavea, Vidigal, Rocinha, Barra da Tijuca e Recreio, a juíza de paz casou, recentemente, o gari Marcos Paulo Ramos , na foto de Ramos Leão , com a noiva, Jordânia Azevedo Santos . 

Espetáculo "O Auditório" faz homenagem a apresentadores de TV

O Auditório”, comédia protagonizada por Heder Braga , estreia dia 24 no Zoom, com inspiração na infância do ator no interior do Pará. Com texto de Pedro Henrique Lopes e direção de Diego Morais , a peça mistura de realidade e ficção, e homenageia apresentadores que marcaram a vida do ator: Hebe, Bolinha, Silvio Santos, Gugu, Faustão, Xuxa, Angélica, Chacrinha, Márcia Goldschmidt e outros. A montagem passou por uma adaptação devido à pandemia e será realizada de dentro de um apartamento, como se a casa do protagonista se transformasse num programa de auditório. Serão duas apresentações ao vivo, com ingressos gratuitos retirados pelo Sympla ( www.sympla.com.br/oauditorio ).

CASACOR Rio reabre as portas aos visitantes

As portas da CASACOR Rio abrem novamente para os visitantes nesta terça, dia 20, e segue até 30 de maio. Este ano, a mostra está hospedada na Residência Brando Barbosa, com a beleza natural que tanto encanta os cariocas (sejam eles nascidos na cidade ou adotados por ela). Com 12 mil metros quadrados de área verde a céu aberto - um quarteirão inteirinho repleto de espécies típicas da Mata Atlântica - a casa tem uma verdadeira pocket forest para os visitantes curtirem. Uma oportunidade única de conhecer o espaço, até então privado, e ter um momento de conexão com a natureza e as belezas que só o Rio proporciona, sem risco de aglomerações.

Roberta Spindel regrava “Mais uma vez” com Rodrigo Suricato

Roberta Spindel convidou Rodrigo Suricato para regravar com ela a canção “Mais Uma Vez”. Com arranjo assinado por Rodrigo Suricato e Fabrício Matos e produção de Fabrício e Lúcio Fernandes Costa , o single foi lançado recentemente junto com um clipe e está disponível nas plataformas digitais.

Taxa de natalidade cai no Brasil: especialista explica os motivos

A população brasileira está sofrendo uma redução alarmante durante a pandemia. Além dos grandes números de óbitos, o país registra uma queda na taxa de natalidade neste período. Em março de 2021 foram 13 nascimentos para cada 10 óbitos no país. Em 2020, nesta mesma época,  a taxa era de 22 para 10. A médica Dra. Maria Cecília Erthal, especialista em Reprodução Humana Assistida e diretora-médica do Vida - Centro de Fertilidade,   explica os  motivos e orienta quem deseja engravidar neste período. *Qual seria o maior motivo da queda de natalidade? Maria Cecília Erthal : O principal o motivo foi a incerteza no início da pandemia sobre os efeitos do Corona vírus sobre o feto e na gestação propriamente dita. As mulheres foram desaconselhadas a engravidar por que a evidência científica não tinha provado a segurança  dessa virose na gestação. Hoje em dia sabemos que não ocorre a transmissão vertical do vírus, ou seja o feto está protegido pela barreira placentária, porém  já existe evidência