quarta-feira, 14 de abril de 2021

Projeto "A Gloriosa nos Coretos e Praças - 2ª Edição” homenageia a Praça da Harmonia, na Gamboa

O próximo lugar a ser homenageado pelo projeto "A Gloriosa nos Coretos e Praças - 2ª Edição” será a Praça da Harmonia, na Gamboa, dia 19, às 19h30.  O evento, que foi interrompido há um ano em virtude da pandemia e retornou de forma on-line, é transmitido pelo canal no YouTube da Gloriosa, roda de samba comandada por Paulão 7 Cordas e Henrique de Souza do grupo A Mesa da Diretoria do bloco Arteiros da Glória. Para encerrar o projeto, no dia 24, o grupo irá homenagear a Praça da Feira da Glória, lugar onde a tradicional roda de samba se apresentava todo terceiro domingo de cada mês. Já a última Oficina de Percussão, que vai acontecer dia 27, será para quem deseja aprender Tamborim. É importante lembrar, que antes da pandemia, as oficinas eram realizadas presencialmente, junto com as Rodas. As transmissões acontecem pelo canal Gloriosa Roda de Samba.  

IV Festival Bach do Rio De Janeiro

A Cia Bachiana Brasileira, sob o comando do maestro Ricardo Rocha, apresenta o resgate de mais uma edição do Festival dedicado à difusão da música de Johann Sebastian Bach, o grande criador do sistema tonal, ou ‘temperado’, com suas 48 escalas maiores e menores, adotado por todas as gerações de compositores dos séculos seguintes e base para a música popular no mundo inteiro. O Festival Bach do Rio de Janeiro volta agora em sua IV edição, apresentando e gravando uma das grandes obras-primas desse gênio da história da música, com duas horas de duração: a Paixão Segundo São João, de Bach, para orquestra, coro e seis solistas, reunindo 44 músicos em duas apresentações: uma no Teatro da Biblioteca Parque Estadual, na sexta (16), às 16h, aberta somente para convidados, e outra na histórica e emblemática Catedral do Império, a Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, no Domingo (18), às 14h30, quando o Concerto será gravado.

Lançamento Mundo Bita no Spotify

As músicas de Bita e o Nosso Mundo 2, lançadas mensalmente em 2020, serão reunidas pela primeira vez, na plataforma do Spotify. Canções como “Todo Mundo Chora”, “Hora de Tomar Vacina” e “O Amor da Adoção” (em parceria com Milton Nascimento), vão ficar disponíveis em um só álbum, no serviço de streaming de áudio a partir do próximo dia 17, para a alegria da criançada.  Esse lançamento reúne músicas sobre temas importantes e atuais como adoção, vacina, choro, saudade.

Amigos do PDT fazem homenagem póstuma para Ionne Groff

Amigos do PDT e  os filhos,
Ivanna Groff e Danilo Groff, fazem homenagem póstuma à histórica Ionne Groff, fundadora do movimento de mulheres do partido, em missa de sétimo dia que será rezada hoje, às 18h, na Paróquia de São Paulo Apóstolo (rua  Barão de Ipanema 85), em Copacabana. Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, e Everton Gomes lamentaram a morte da amiga: "Estimada e querida companheira de fundação do nosso PDT, Ionne Groff e seu marido Danilo Groff lutaram por uma sociedade mais justa "- disse o pedetista.

Instituições realizam carreata “Vacina já” para pessoas com deficiência

No sábado 17, a partir das 9h, 22 grupos que lutam pelos direitos das pessoas com deficiência realizam uma carreata, na orla da Zona Sul do Rio de Janeiro, para reivindicar prioridade na vacinação contra a Covid-19. A manifestação vai ter início no Leme seguindo em direção a Copacabana e retornando ao local de partida.  Para evitar riscos, todos estarão dentro dos carros. A Associação Correndo pelo Autismo, de Nilópolis, é a representante da Baixada Fluminense no evento. Segundo o fundador da instituição e atleta ultramaratonista, Narbal Fernandes, a iniciativa tem como objetivo pedir uma dose de respeito àqueles que são mais vulneráveis e têm mais possibilidades de ir a óbito quando infectados pelo novo coronavírus. 

Presidentes de partidos de oposição a Bolsonaro participam de debate sobre o auxílio emergencial e a democracia

Carlos Lupi, do PDT, Gleisi Hoffmann, do PT,  Juliano Medeiros, do PSOL, Luciana Santos, do PC do B, Carlos Siqueira, do PSB, se reúnem hoje em debate virtual realizado pela Universidade Federal da Bahia. Eles vão debater sobre a pandemia, o auxílio emergencial e a democracia. A transmissão acontece às 19h pelo link http://bit.ly//debatecompresidentes.

Patrícia Pillar recita o poema “Pretexto” do livro “Melancolia” no Canal Curta!

Alguns dos poemas da recente obra de Carlos Cardoso“Melancolia, de 2019 editora Record - eleito o melhor livro de poesia da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) - ganharam leituras dos atores Patrícia Pillar e Othon Bastos e já estão disponíveis na Youtube (Carlos Cardoso Oficial, nas redes sociais do poeta e no Canal Curta!.

Hoje, Patrícia Pillar recita o poema “Pretexto” do livro “Melancolia”, de Carlos Cardoso. A atriz, diretora e produtora - se preocupa com o destino da Cultura no Brasil e sempre apoiou projetos sociais e culturais, muito mais agora, na pandemia. “Artistas, Escritores e Produtores culturais brasileiros mereciam uma atenção especial”, afirma Pillar. E, neste momento bastante difícil, a leitura tem mesmo o poder de trazer reflexão e autoconhecimento.

Bangu Shopping recebe primeira loja da Fichips no Rio de Janeiro

A Fichips, rede de franquia brasileira de fast food de pratos típicos ingleses, inaugura no Bangu Shopping sua primeira loja no Rio de Janeiro. O restaurante, localizado na praça de alimentação do primeiro piso, possui 81m² e decoração inspirada na capital britânica.

Vozes da Lei recebe o advogado Oscar Graça Couto na próxima quinta-feira

O podcast Vozes da Lei , que estreou em março desse ano, recebe na próxima quinta-feira (15), o advogado, especialista em direito ambiental, Oscar Graça Couto. Durante o papo com os jornalistas José Ronaldo Muller e Patricya Reis Oliveira, o profissional falou sobre o direito ambiental na cidade e no estado, as principais ações das empresas e entes públicos nas questões ambientais.  Quem quiser acompanhar o Vozes da Lei está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, Castbox, Pocket Cast, Google Cast e Apple Cast.

Companhia Destroiados faz última apresentação do espetáculo vencedor de edital da sececrj de forma virtual

A companhia Destroiados apresenta, de forma virtual, o espetáculo teatral “Bumba Meu Mito”, no dia 17, às 18h. A peça, que mostra a transformação do Minotauro em Boi Bumbá, é um dos vencedores do edital Retomada Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECECRJ). A apresentação, última da companhia pelo edital Retomada Cultural, será seguida por uma roda de conversa. As composições plástica e sonora do espetáculo incorporam elementos da cultura clássica, como as máscaras teatrais que compõem o coro grego, da cultura popular representada por chitas e bandeirolas, além do próprio corpo do boi, que situa o tempo e o espaço da cena. Além disso, tambores, chocalhos, pandeiro, violão e rabeca vão dando a cor musical de toda a representação. A transmissão acontece através do link pelo http://bit.ly/destroiados.  Foto: Patrick Lima

Prerrogativas em Tempos de pandemia

Presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas da OAB de São Paulo, André Stumpf J. Gonçalves, é o convidado de live com Ana Tereza Basílio, vice-presidente da OAB-RJ, nesta quarta-feira, 14, às 19h. O tema do encontro é Prerrogativas em Tempos de Pandemia e a transmissão será pelo Instagram de Ana Tereza Basílio.

Roberto Carlos: 8.0 e mais rei do que nunca

Em casa, longe dos palcos e do público,  aguardando a segunda dose da vacina, Roberto Carlos completa 80 anos na próxima segunda-feira, 19. Em um bate-papo franco e descontraído – via e-mail – , o Rei fala sobre a comemoração do aniversário, o filme que vai contar a história da sua vida,  pandemia e muito mais. Confira!

  • Como pretende comemorar o seu aniversário?

Em casa. Para evitar aglomerações peço a vocês que também fiquem em casa e eu estarei recebendo esses abraços, esse carinho e todo esse amor à distância que é como deve ser feito nesse momento. O momento de aniversário é sempre um momento de muita reflexão, de se pensar muito na vida, no passado, no presente e no futuro.

  • Quais as novidades que você está preparando para seus fãs?

Tem um filme sobre a minha vida dirigido por Breno Silveira que começa a ser rodado no início de 2022,  contando tudo da minha vida, desde que nasci. Vamos contar tudo! E  tenho um dueto com Liah Soares para a próxima novela das 21h da TV Globo “Um Lugar ao Sol” de autoria de Licia Manzo. É uma linda canção, composição da Liah e Iana Marinho e eu estou muito contente com esse trabalho.

  • Você já se vacinou e agora espera a segunda dose. Qual a sensação? O que você que pensa sobre este momento?

Defendo, de verdade, a ciência.  A ciência é que realmente pode orientar o povo, o que deve ser feito em relação a vacina, a importância da vacina.  Defendo a ciência e tudo que alguém diz em nome da ciência. Me vacinei, estou mais tranquilo e agora estou pronto para receber a segunda dose da vacina, mas estou mantendo os mesmos cuidados de sempre.

Repito: a vacina é muito importante e todos devem se vacinar. VACINA SIM!!!

  • Como lida com a quarentena?

Lido com total cuidado, até de repente um pouco exagerado, mas sigo realmente tudo o que deve ser feito, os cuidados que devem ser tomados.

***

Roberto disse ainda que não esta curado do TOC, mas que segue tentando. “Não estou curado totalmente do TOC. Na realidade do conjunto de coisas que tenho do TOC uma delas é a higienização, lavar as mãos, essa coisa toda e isso logicamente ficou mais rigoroso. Mas não estou curado do TOC totalmente não, ainda tem muita coisa, estou tentando, estou lutando”.

Sempre muito consciente, o cantor deixa um recado sobre a pandemia.

“O que eu quero pedir é que levem a sério, que sigam rigorosamente as orientações das autoridades do setor de saúde. Usem máscaras, lavem as mãos, usem álcool em gel, mantenham o distanciamento social o máximo possível e tomem vacina. Isso com certeza vai ajudar muito a acabar com esse problema”.