sexta-feira, 5 de março de 2021

Jimmy de Oliveira, criador do Samba Funkeado, participa da live “De Frente com Lulu” neste sábado

Criador do “Samba Funkeado”, o dançarino e professor de dança Jimmy de Oliveira participa neste, sábado, dia 6, às 17h, da live “De Frente com Lulu”, com a dançarina de salão, professora de dança e bacharela em Ciências Humanas Luiza Goulart, em seu perfil no instagram @luizagoulartdance.

Madureira ganha canal no youtube que valoriza as crias do bairro

O canal “Eu Te Amo Madureira” chega nas redes para enaltecer o bairro de Madureira, localizado na Zona Norte do município do Rio de Janeiro. A ideia é trazer mais pessoas para conhecer tudo o que o bairro oferece, valorizando a cultura, gastronomia, comércio, lazer e hospitalidade. O espaço foi idealizado desde 2016 por Thiago Maia, morador de Madureira há mais de 30 anos, produtor audiovisual, cantor e compositor e sua esposa Dayana Sabany, fotógrafa e educadora. E agora conta com o apoio do cineasta Elber Xavier para levar ao público as melhores histórias do bairro, das ruas, dos crias, as raízes, quadros com influencers locais, podcast com bate papo com quem representa e respira Madureira, cobertura de eventos locais. E pra não perder nenhum episódio, acompanhe as redes sociais: InstagramYoutube .

UERJ volta a ter professores titulares de direito financeiro e tributário

Após um jejum de mais cinco anos, o Estado do Rio de Janeiro e a UERJ resgatam uma tradição e voltam a ter Professores Titulares de Direito Financeiro e Tributário. São eles o Procurador Regional da República Luís Cesar Souza de Queiroz e o Desembargador Federal Marcus Abraham. Membro do MPF desde 1991, com mestrado e doutorado em Direito pela PUC-SP e pós-doutorado em Filosofia pela UFRJ, Luís Cesar Queiroz é professor na graduação e no programa de pós-graduação em Direito (PPGD/UERJ), no qual atua na linha de pesquisa “Finanças públicas, tributação e desenvolvimento”.

"Piazzolla: Vida e Obra" é o tema da #AulaEmCasa do Theatro Municipal RJ

No mês de março, quando é comemorado os 100 anos de nascimento de Astor Piazzolla, o compositor de tango, bandoneonista e arranjador argentino é o assunto da #AulaEmCasa da próxima segunda-feira, dia 08. Fenômeno internacional, Piazzolla revolucionou o tango tradicional e criou um novo estilo: o tango novo. Para destacar a estilística e os recursos musicais como fuga, alternância entre temas rápidos e lentos, a relação do artista com Aníbal Troilo, com Nádia Boulanger e contar sobre as obras emblemáticas, dois músicos conhecedores do mestre argentino, Márcio Sanchez, violinista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal e o músico instrumentista, Roberto Rutigliano. A live começa às 14h no Instagram @theatromunicipalrj.

Grupo Oncoclínicas realiza bate-papo sobre saúde feminina

No Dia Internacional da Mulher, às 17h, o Grupo Oncoclínicas vai realizar um bate-papo sobre saúde feminina e a importância de exames como a mamografia, essencial para a detecção do câncer de mama. O objetivo é tirar dúvidas do público e falar sobre linhas de cuidado completas para auxiliar mulheres desde o diagnóstico até o tratamento. Participam da conversa a mastologista Betina Vollbrecht, do Centro de Oncologia do Hospital São Lucas da PUCRS, e a oncologista clínica Iane Cardoso Coelho, da Oncoclínicas do Rio de Janeiro. Para participar, basta acessar este link

Camp Centro se une ao Sebrae para projeto de assistência a mulheres empreendedoras

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, o Camp Centro, Centro de Aprendizagem e Melhoramento Profissional, abre as inscrições para a capacitação “Sebrae Delas”, em parceria com o Sebrae. O programa foi elaborado e é aplicado por mulheres do Sebrae e é destinado a potenciais empreendedoras. As mulheres ainda enfrentam muitos desafios para empreender como, as dificuldades de encontrar tempo, quando se dedica grande parte dele à família, às atividades domésticas e a dificuldade para acessar crédito. O projeto é gratuito, online, ao vivo, e acontece entre os dias 22 a 26 de março. As inscrições também ficarão abertas ao público externo através deste link.

Livro enaltece a força da mulher brasileira

O livro “Empreendedoras de Alta Performance – Rio Grande do Sul” é o mais novo lançamento da Editora Leader, no mês em que é celebrado a valorização da mulher. A obra faz parte de uma coletânea pioneira no mundo que exalta o empreendedorismo feminino nacional. O projeto já alcançou outros estados que tiveram suas edições no Rio de Janeiro, Piauí, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás e Brasília. O propósito desta coletânea nacional, que enaltece a força da mulher brasileira, foi idealizado pela diretora e CEO da Editora Leader, Andréia Roma. Para ela, o intuito é compartilhar histórias dessas mulheres e poder criar uma conexão onde todas terão o mesmo objetivo, que é vestir a camisa do seu Estado e valorizar o feminino através de suas próprias experiências de vida, que ficarão marcadas para as gerações futuras.

Quiosque cultural da orla carioca incentiva arte e sustentabilidade

ALALAÔ, KIOSK é o primeiro quiosque cultural da orla carioca. É voltado para arte e sustentabilidade e é a base do projeto ALALAÔ, uma plataforma de arte em espaço público criada em 2010. Na semana do  aniversário do Rio, lança uma campanha pela revitalização do Arpoador, um cartão postal carioca abandonado pela prefeitura anterior. A primeira ação é um abaixo assinado pela reconstrução da escada acesso à praia. Hoje, no local, sobraram ruínas de uma rampa condenada pela defesa civil. A campanha acontece dentro da exposição em cartaz no quiosque, INVENÇÃO DO ARPOADOR, uma história da cultura de praia.

Produtor Cultural reabre o Imperator com o espetáculo  “Andança - Beth Carvalho o musical”

Depois de ficar um ano fechado para peças de teatro, apresentações e com as salas dos  cinemas completamente vazias, o Centro Cultural João Nogueira- Imperator, volta às suas atividades dia 12, com peças de teatro e shows. E mesmo com todas as dificuldades e ainda sofrendo com o impacto da pandemia, o Produtor Cultural Thiago Roderich, de 32 anos, manifesta a vontade de gerar emprego neste momento caótico em que muitas pessoas ficaram desempregadas, passando aperto e necessidade para se manter.

Como o setor tem encarado essa crise?

Thiago Roderich: Como produtor e empreendedor, eu vejo dentro dessa crise uma grande oportunidade, mesmo que num momento tão recluso e até mesmo depressivo, temos que criar e reinventar para que surjam novas oportunidades. Temos que ter um olhar empático a ponto de ver como a nossa classe está vulnerável e frágil, e com isso, tentar gerar empregos fazendo com que as pessoas levem o pão de cada dia para suas casas. Da mesma maneira que é importante empreitar esses projetos, também me preocupa as pessoas estarem saindo de casa sem proteção, mas vejo como uma maneira de gerar renda. Ao todo, são 7 produções que estou levando para o teatro, gerando 150 empregos diretos e mais de 300 indiretos, isso está ajudando bastantes as pessoas durante esses meses de pré-produção, produção e pós-produção.

Como será o retorno às atividades?

Thiago Roderich: O Imperator não voltou às suas atividades normais, está apenas aberto, graças a nossa Secretaria de Cultura Danielle Barros, para que as pessoas possam produzir seus projetos. E agora depois de um ano estamos podendo reativar mediante todos os protocolos de segurança.

O que motivou retornar às atividades trazendo o musical Andança?

Thiago Roderich: Voltar com o musical Andança nesse período, ainda mais no Imperator que é o berço do samba, para nós Produtores, amantes do samba e fãs da Beth Carvalho, é uma grande oportunidade! Ainda mais após passarmos por um fevereiro atípico que não teve carnaval e no mês de abril, vai completar dois anos que perdemos a nossa grande homenageada. Então voltar com o musical, no Imperator com o apoio da lei Aldir Blanc é de extrema importância, pois isso mostra através de sons e letras que são cantadas no musical, quanto o povo é persistente, dando esperança a todos pois "o show tem que continuar", como dizia a nossa amada Beth. Por mais que tenhamos todo um trabalho dobrado por conta dos protocolos de segurança, ter essa esperança de voltar a viver novamente, mesmo que de uma forma diferente, é algo revigorante.

Qual a importância de levar cultura até as pessoas?

Thiago Roderich: "Para mim, enquanto o produtor cultural, poder trazer o Andança Beth Carvalho no Imperator, o Pão com Ovo (que tá mais de 10 anos em cartaz mais um milhão de pessoas que assistiram) dar vez ao Lavou, tá Novo e Favela 2, que fala sobre a realidade do povo brasileiro numa autocrítica, é poder gerar um entretenimento para todos nessa pandemia. Vimos que na dificuldade, foi a cultura e o entretenimento que nos ajudou, pois o que seria de todos se não fossem as séries e as peças gravadas?”