sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Debate sobre o filme “Callado”

Segunda-feira, dia 1º de fevereiro acontece o debate sobre o filme “Callado”, de Emilia Silveira.  O evento contará com as presenças da diretora Emília Silveira, do editor Vinicius Nascimento e dos críticos Maria do Rosário Caetano e Filippo Pitanga.  A mediação é por conta de  Ricardo Cota e Cavi Borges na abertura.

Callado é uma biografia-ensaio sobre o autor de clássicos como Kuarup, Bar Don Juan e Reflexos do Baile. O documentário relata episódios marcantes da trajetória do jornalista e escritor, como a cobertura radiofônica desde Londres, para a BBC, da Segunda Guerra Mundial, e a ida nos anos 1960 ao Vietnã do Norte em luta contra os EUA. Para participar é só inscrever no link https://abcinecursos.org.br/cineclube/ .    

Executiva Vania Neves ganha prêmio Globant Awards – Women That Build

A executiva Vania Neves, professora do IAG Master RH e ex-aluna do mestrado, ganhou o prêmio Globant Awards – Women That Build. A premiação busca reconhecer mulheres que tenham construído suas carreiras em tecnologia, gerenciado projetos de inovação e colaboração e promovendo a diversidade e a inclusão. O júri da premiação foi formado por nomes como Linda Rottenberg, CEO & Co-funder da Endeavor; Shari Loessberg, Senio Lecture do MIT; e The Edge, baixista da banda U2 e presidente da Endeavor Irlanda. A profissional começa esse ano uma nova jornada como CTO (Chief Technology Officer) na Vale. Vania planeja lançar ainda, um programa de mentoria, capacitação e desenvolvimento de carreira para mulheres negras.

Cota Azevedo apresenta sua primeira individual que conjuga pintura e poesia no Centro Cultural Correios

Artista e jornalista, Cota Azevedo desenvolve um trabalho que dialoga entre as “artes-irmãs”: pintura e poesia. Em Sopro (s)sua primeira individual, o ponto de partida para a criação são aldravias, formas poéticas minimalistas de seis palavras, seis versos e nenhuma pontuação, das quais ela se apropria, como fagulhas criativas, construindo a partir de suas leituras um outro espaço, a pintura. A individual de Cota inaugura no 3 de fevereiro, no Centro Cultural Correios RJ, sob curadoria de Edson Cardoso. Todo o trabalho deste acervo se baseia na investigação da transposição do escrito para o visual e vice-versa, em um jogo intersemiótico, não literal, nos quais as subjetividades das palavras aliadas aos elementos figurativos pictóricos permitem criar narrativas inventadas. Ela utiliza as técnicas de pintura a óleo, pastel e acrílica e apresenta 18 telas, em formatos que vão de 50 x 50cm a 156 x 116cm. 

Seminário: "Imersões: arte e arquitetura"

De 2 a 5 de março, será realizado o seminário "Imersões: arte e arquitetura", com o objetivo de  propôr novos olhares sobre os padrões hegemônicos da arquitetura no Rio. Os debates vão falar sobre interação arte/arquitetura, habitação social, arquitetura e alteridades, entre outros temas críticos. Estudantes, arquitetos e artistas que se interessem pelo tema poderão enviar vídeos que serão exibidos durante o evento. Os vídeos deverão ter até 4' 59" de duração e abordar vivências, reflexões, impressões, práticas artísticas, urbanísticas e arquitetônicas que possam contribuir para as discussões do seminário. O objetivo é exibir trabalhos que tratem de experiências oriundas do meio acadêmico, artístico e/ou de comunidades e movimentos sociais, que se coloquem como insurgência ou alternativa às estruturas hegemônicas. A seleção é de responsabilidade da organização do evento. As inscrições vão das 00h do dia 02 de fevereiro até às 18h de 12 de fevereiro. Dúvidas podem ser encaminhadas pelo email seminario@imersoes.arq.br. 

Bailarina e coreógrafa francesa Tatiana Leskova é homenageada em exposição do Theatro Municipal do Rio

Tatiana Leskova é uma grande artista que dedicou 40 anos de sua trajetória ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A bailarina e coreógrafa francesa, de ascendência russa é a homenageada na exposição virtual em formato de e-book da Série “Coreógrafos no Municipal”, que está disponível a partir de hoje. no site do Theatro (www.theatromunicipal.rj.gov.br).

Centro Cultural Correios RJ recebe a primeira  individual da artista Isabella Cesar


Tendo exposto em países como Japão, Alemanha, França, Estados Unidos e até Finlândia, Isabella Cesar inaugura sua primeira individual, Gestualidade, no dia 3 de fevereiro, no Centro Cultural Correios RJ, sob curadoria de Edson Cardoso. São ao todo 14 pinturas com formatos variados, entre de 110 e 140cm, além de um tríptico composto por telas menores, de 60 x 60cm. Uma das maiores curiosidades está no fato de Isabella utilizar a técnica de acrílica sobre linho – tecido de extrema delicadeza -, explorando com pinceladas rústicas os acidentes do tempo para extrair o belo. Suas referências vêm do inacabado, da vida, do tempo. As pesquisas da artista estão focadas na “pintura a calce” encontrada nas paredes toscanas, no stucco veneziano, na rusticidade das paredes antigas. Outras referências vêm da mesma pintura caiada, que viu por onde passou e conviveu, sejam ruínas ou monumentos.  A artista trabalha com uma técnica pictórica, sobrepondo camadas de tintas que alteram a profundidade das cores envolvidas.

Bia Aparecida participa de homenagem ao Dia Internacional da Mulher

A cantora e apresentadora da TV Brasil, Bia Aparecida, é uma das sete integrantes do grupo Muxima Muato (Muxima é “coração” em Quimbundo e Muato é “mulher” na mesma língua africana), que faz uma live, dia 7 de março, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O espetáculo que leva o público a reflexões acerca do universo feminino e seus desafios,  será transmitido, direto do Parque das Ruínas, pelo Canal Fitamarela. A jornalista será responsável também pelo Podcast com sete episódios reunindo entrevistas com as compositoras que tem suas músicas no repertório da Live. Dentre elas, Fátima GuedesAna Costa e Yasmin Alves