Pular para o conteúdo principal

Bailarina Giselda Fernandes faz estreia online do Espetáculo “Objetos em Redes”, no Centro Coreográfico do Rio

O espetáculo “Objetos em Redes”, da bailarina Giselda Fernandes, que há 20 anos trabalha com a conscientização para as questões ambientais, estreia dia 18, com transmissão direto do Centro Coreográfico do Rio, na Tijuca, via Sympla.

O projeto foi desenhado no início da pandemia, em parceria com oito estudantes de artes de diversos regiões do Rio, que fizeram várias reuniões virtuais e começaram a perceber a quantidade de lixo (recicláveis ou não) produzidos dentro de suas próprias casas e em suas saídas da quarentena. “Todos os participantes disseram que a relação pessoal com seus próprios resíduos, principalmente plásticos, mudou depois da experiência. Eu mesma fiquei chocada com a quantidade que produzimos dentro de casa. E nas minhas caminhadas na praia do Flamengo foi pura perplexidade. Nas primeiras idas comecei a recolher tampinhas plásticas e colocar nos bolsos. E cada vez apareciam mais e mais tampinhas e garrafas pets no meu trajeto, uma loucura”, diz Gisela. O “lixo” recolhido por eles vai compor o cenário-instalação da peça, composto pelo artista plástico Hilton Berredo.

Gisela fundou a Dois Companhia de Dança, em 1992, que trabalha a partir do conceito “objeto-partner”, em que usa objetos cotidianos como parceiros de criação. Desde 2002, ela trabalha com a colaboração do artista plástico Hilton Berredo, que também é seu companheiro de vida (marido)

Comentários