Pular para o conteúdo principal

Francisco Mignone - A Música como luz da existência é a nova exposição virtual do Theatro municipal RJ

O Ministério do Turismo, Governo Federal, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Theatro Municipal, Associação dos Amigos do Teatro Municipal, Vale e Petrobras apresentam “Francisco Mignone – A Música como luz da existência”, exposição virtual em formato de e-book de um dos mais geniais compositores brasileiros que este mês completa 35 anos de morte.  Com mais de mil composições, o regente paulistano teve uma importante trajetória artística no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

As composições de Mignone refletem os ritmos da diversidade brasileira, como em “Maracatu de Chico-Re”i (bailado considerado a sua obra-prima),  O Espantalho, Leilão, Quadros Amazônicos, Hino à Beleza, Iara,Quincas Berro D ´Água e das histórias musicadas do cotidiano do país, como é o caso das óperas  “O Contratador de Diamantes”, “O Chalaça” e “O Sargento de Milícias”

Trabalhador incansável, Mignone compôs mesmo depois de doente, deixando algumas composições inacabadas. Ainda em vida, recebeu vários prêmios, como o Shell, em 1982, pelo conjunto da obra. No palco do Municipal, estreou várias obras, ao longo de quase 60 anos. Ele atuou ativamente como membro da Comissão Artística do Theatro Municipal por dois mandatos, contribuindo para o alto nível dos espetáculos da casa entre 1948 e 1958.

Comentários