Pular para o conteúdo principal

Critica do filme Era Uma Vez em HollyWood

Era Uma Vez em HollyWood vem a ser o filme de numero 9 a ser dirigido e escrito por Quentin Tarantino, que conta a historia da industria do cinema no final dos anos 60, contando a historia do frustrado ator Rick Dalton(Leonardo DiCaprio) e de seu duble Cliff Booth(Brad Pitt), que se mostra tambem um empregado ao estilo faz tudo. Diferentemente do que estamos acostumados a ver e esperar dos filmes de Tarantino, o filme mostra um lado dramatico, sobre mostrar como um ator pode dar a volta por cima. A trama mostra um pouco da historia de Sharon Tate(Margot Robbie), que era uma atriz em ascensão, e que o diretor e autor nos leva adentro de sua imaginação, como ele costuma fazer em seus filmes.
Algo que não foi dispensado por Tarantino, são os seus famosos easter eggs, que encontramos em diversos de seus filmes, como por exemplo algo que teve um papel maior de destaque foram a sua marca de cigarros Red Apple(no Brasil esse vem a ser o nome de uma marca de cosmeticos), presente na maioria dos seus filmes, desde Pulp Fiction, assim como a marca de lanchonete Big Kahuna Burger, e um nome mencionado nesse filme, no qual esse nome aparecia no filme Bastardos Inglorios, Antonio Margheriti. Ja esse pode ser um Easter Egg de Leonardo Dicaprio, pois esse vem a ser o terceiro filme que ele participa, no qual aparece a extinta Cia Aerea Pan Am(Pan American Airlines), pois ela apareceu em Prenda-me se For Capaz e o Aviador.
A dramaticidade da trilha sonora da época também marcam muito o momento escolhido, um exemplo a musica Hush da banda Deep Purple e Los Bravos com Bring a Little Loving são alguns exemplos de como a musica penetra de forma avassaladora na trama.
Os atores que completam a trama como Al Pacino, Emile Hirsch, Dakota Fanning, Luke Perry(em seu trabalho final, pois ele faleceu no inicio do ano), Kurt Russel e Michael Madsen( que faz com que sua atuação nos relembre do Budd de Kill Bill), são os que complementam a receita de sucesso para o filme.
Os assuntos abordados no filme mexem com o publico, a possiblidade de relações com meninas(lembrando as acusações de abuso de menor que Roman Polanski recebeu), e a reviravolta da frustração de um ator esquecer o texto e retornar dando a volta por cima.
O filme consagra o que Quentin Tarantino tem em seu imaginativo tentando ser fiel ao maximo da Hollywood naquele tempo, pois como em Bastardos Inglorios, vemos uma maneira alternativa de ter feito com que acontecimentos reais, deveriam ter terminado, o que nos leva ao imaginar que mais surpresas veremos desse diretor e autor consagrado
Nota para o filme 9
por Rogério fidalgo 

Comentários