Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de março 16, 2021

FestRio chega a quarta edição e pela primeira vez em formato virtual

Próximo domingo (21) das 10h às 17h, acontece a FestRio Digital, tradicional festa judaica que aborda o judaísmo e toda sua diversidade cultural através da arte, em formato digital, com a tecnologia 3D, que permite aos participantes, um realismo de forma que se sintam no local. A transmissão ao vivo é gratuita, através do site do evento  https://www.oncloud7.xyz/fierj/ .  

Roberto Frota leva à cena cartas inéditas de Drummond

O poeta mineiro  Carlos Drummond de Andrade  e a carioca  Zuleika Castro Moreira mantiveram uma frequente  troca de cartas que fomentou uma sólida amizade, entre 1949 e 1952. As cartas foram confiadas a Roberto Frota , um de seus filhos, quando ele completou 18 anos, e guardadas por mais de 60 anos. E virão agora a público, na montagem “ Cartas a uma jovem poeta” ,   idealizado pelo próprio Roberto. A encenação conta com a participação de  Denise Weinberg  e a direção é de  Marcos França , que assina também o roteiro, cuja dramaturgia costura cartas do poeta a textos de Zuleika , esses interpretados por Weinberg . O projeto foi contemplado pelo edital “Retomada Cultural, da Lei Aldir Blanc, da SECEC,   e terá sessões online, de 19 de março a 11 de abril e contarão com debates também.

Bossa Nova Mall prepara live sobre empreendedorismo feminino

O Bossa Nova Mall segue com programação para as mulheres neste mês. Para quem está pensando em abrir seu próprio negócio e tem dúvidas sobre este universo, o shopping center prepara uma live com Lígia Reis , fundadora da Rio Arte, nas redes sociais do empreendimento. Além disso, o novo espaço instagramável chega para exaltar a verdadeira beleza feminina e suas formas e torna-se o ponto ideal para registrar lindas fotos. Tudo isso com muito conforto e segurança, seguindo todas as normas sanitárias, como uso obrigatório de máscaras e intensificação na limpeza. 

Praticando e entendendo a pronúncia em inglês: IBEU oferece atividade aberta ao público e gratuita!

O p aís e a cidade de origem de cada pessoa pode influenciar bastante na pronúncia de palavras em inglês, mesmo para quem tem domínio do idioma. Na sexta, dia 19, das 19h às 20h, o professor Francisco Galdino Silva da Costa , do Ibeu, vai falar sobre isso e muito mais no Workshop on Pronunciation ,  realizando atividades para que os participantes pratiquem a pronúncia de diferentes sons em inglês, bem como as sílabas tônicas de palavras. O evento se destina a adultos e adolescentes com inglês avançado e intermediário, e pode ser acessado através da plataforma Google Meet. A atividade faz parte do programa “Make it Happen @ Ibeu", que desde a pandemia acontece on-line, é aberto ao público e gratuito. Para participar, basta acessar o link para inscrições:  http://bit.ly/ WorkshopPronunciation

Jornalista Hélio Fernandes vai ganhar biografia

Dono de a Tribuna da Imprensa, repórter editor  desde a Era Vargas, Hélio Fernandes  - que morreu, recentemente,  aos 100 anos de idade, vai ganhar biografia, que será escrita pela jornalista Ana Helena Tavares . A biógrafa é autora de três obras . Uma delas, sobre Dom Pedro Casaldáliga . Ela também conclui um livro sobre Jesus Chediak . O título das memórias de Hélio Fernandes é A liberdade tem grades. " É uma referência às várias vezes em que Hélio foi preso"- disse Ana Helena , que conhecia Hélio Fernandes há algum tempo.  A escritora conta que sempre quis biografá-lo. Mas ele, uma vez, lhe disse: " Só conte minha história depois que ela tiver terminado ". Na foto, de autoria de Isabella Fernandes (fotógrafa e filha de Hélio Fernandes ), Ana Helena Tavares e Hélio Fernandes (pouco antes da morte do jornalista).

Laura Zandonadi e Sérgio Chiavazzoli lançam single

O parceiro de banda e produções de Gilberto Gil desde 1997, o multi-instrumentista Sérgio Chiavazzoli se une a Laura Zandonadi para homenagear o baiano com um single que está sendo lançado nas plataformas digitais e será o primeiro de uma série de releituras que a dupla pretende fazer da obra de Gil . Curiosamente, em mais de 20 anos de parceria com Gil , Chiavazzoli nunca havia tocado "Preciso Aprender A Só Ser", canção de 1974 escolhida pela cantora (niteroiense como ele), que tem tudo a ver com o momento que o mundo está vivendo. Para ouvir o single, clique no link a seguir: https://laurazandonadi.hearnow.com/   .

Projeto “Viva o Samba do Rio com a Gloriosa!” homenageia municípios do Rio

A partir do dia 17, sempre às 19h30, os municípios de São Gonçalo, São João de Meriti, Duque de Caxias e Rio de Janeiro serão homenageados pelo projeto “Viva o Samba do Rio com a Gloriosa!”, através do canal no YouTube da Gloriosa Roda de Samba.  Cada episódio, gravado no Cais da Imperatriz, na Gamboa, será dedicado a uma cidade. Sempre trazendo um convidado especial.  No primeiro, Moacyr Luz será o responsável por homenagear São Gonçalo, Ana Costa foi escolhida para lembrar São João de Meriti, Paulão 7 Cordas , diretor musical do projeto, ficou com o tributo a Duque de Caxias e Júlio Estrela juntou-se à Roda para celebrar o Rio de Janeiro.

Exposição online “Leonardo da Vinci – 500 Anos de um Gênio”revela segredos da Mona Lisa

A versão digital da exposição Leonardo Da Vinci – 500 Anos de um Gênio, do MIS Experience (instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo), está com ingressos gratuitos até 28 de março. Com a mudança para a fase vermelha do Plano São Paulo, as atividades presenciais do MIS Experience estão temporariamente suspensas. A visita virtual está disponível em  www.exposicaodavinci500anos.com.br . A mostra digital é uma experiência multissensorial com imersão em 360 graus, animações gráficas em alta definição, máquinas desenhadas pelo artista italiano em realidade aumentada, áudios e vídeos. Há atividades e conteúdos educativos especiais para grupos escolares, coordenados pelo setor Educativo do MIS Experience, com informações sobre a vida e obra de Leonardo Da Vinci , além de lives exclusivas.

Carlos Lupi recebe homenagens pelo seu aniversário

Presidente nacional do PDT, Carlos Lupi comemora hoje seu aniversário (64 anos), ao lado da mulher, Angela Rocha , e do filho, Leo Lupi (na foto com Carlos Lupi ), entre outros da família.  Por causa da pandemia, ele receberá homenagens virtuais dos amigos. Ex-ministro do Trabalho e ex-deputado federal, Lupi lembrou que no último domingo (14) um dos principais ícones do movimento negro no Brasil, Abdias Nascimento , completaria  107 anos.

Circo de graça

A artista de circo Adelly Costantini lança a partir do dia 18, programação gratuita e on-line focada em circo para crianças, processo criativo para espetáculos circenses e acessibilidade. O evento apresenta dois vídeos para crianças (sendo um de animação), duas peças on-line, um documentário e uma roda de conversa. As apresentações são transmitidas pelo canal do youtube de Adelly. ( https://www.youtube.com/channel/UCBD_GqJNEx_LaC0I5aIknEA ).  Os vídeos são criações livremente inspiradas no espetáculo infantojuvenil “Onde Eu Guardo Um Sonho”, criado por Adelly Costantini com direção de Flavio Souza , e que teve sua estreia em 2019.

Advogadas unidas pela classe, unidas pelo Direito

A OAB de Niterói realiza nesta quarta, dia 17, às 18h, a live Advogadas unidas pela classe, unidas pelo Direito.   Ana Tereza Basílio , vice-presidente da OAB-RJ, a desembargadora Regina Passos , a advogada Helga Lise Mansur e o presidente da OAB de Niterói, Claudio Vianna , participam do encontro virtual, em homenagem ao mês da Mulher.  A transmissão será pelas redes digitais da OAB de Niterói.