Pular para o conteúdo principal

Vinicius de Moares, um rapaz de família

Em homenagem a Susana Moraes, A VM Cultural, o IMS, e Cia das Letras, reuniram, sábado, 12, no Instituto Moreira Sales, Adriana Calcanhotto, os poetas Ferreira Gullar, Eucannã Ferraz, Antônio Cícero e o jornalista Hugo Sukmam na abertura da sessão do documentário da filha do poeta, Susana Moraes, com um debate sobre o filme e o artista.  Depois, por 32 minutos, os convidados assitiram ao média-metragem, e depois seguiram para o coquetel, no jardim do instituto.
O Filme realizado pela filha de Vinicius de Moraes, e concluído após a morte do poeta, em julho de 1980, teve a cópia restaurada, com nova matriz de alta qualidade, garantindo a preservação do filme original, e a divulgação em plataformas digitais, para o acesso de todos.  O documentário apresenta, logo no início, as fotos antigas e a narrativa feita por Vinicius que repassam sua vida desde a infância até a época em que deixa a carreira diplomática. Segue-se a filmagem com momentos informais, muito íntimos, capturados nos final dos anos 70, com o poeta recebendo amigos em casa, cantando músicas da juventude, expondo suas idéias sobre a vida e passeando por Ipanema.
Ferreira Gullar, Oscar Niemeyer e  Tom Jobim são alguns do personagens do filme. O documentário ganhou o Prêmios Prêmio São Saruê da Federação de Cineclubes do Rio de Janeiro, em 1984. Quem assina a direção de fotografia é Pedro Moraes, irmão de Susana.

Comentários