Pular para o conteúdo principal

O drama da beleza

Por Amanda Pieranti 

Definitivamente, beleza não combina com drama. Pelo menos não deveria. A modelo Andressa Urach vem se recuperando lentamente da infecção adquirida após complicações na aplicação de hidrogel nas pernas, procedimento feito há cerca de cinco anos. Mas segundo o médico Pedro Alexandre da Motta Martins, cirurgião-chefe do serviço de cirurgia plástica do hospital Conceição, em que está internada, em Porto Alegre, afirma que a jovem de 27 anos esteve perto da morte. Seus rins chegaram a paralisar. 
Não é a primeira vez que se tem conhecimento de um caso como esse em que a vaidade falou mais alto que a própria vida. Anônimas cada vez mais jovens se submetem a procedimentos estéticos para mudar o que não possuem em nome da ditadura da beleza, ignorando os riscos, muitas vezes. 
Tenho um primo que é cirurgião plástico e, nesses meus 41 anos de vida, poderia ter me submetido a alguns procedimentos estéticos, com toda a segurança. Mas nem assim o fiz. Fico somente na paranoia de não faltar um dia à academia. Minha obstinação diária. Não para ter um corpo talhado e desejável nos padrões da atual sociedade. Mas porque faz bem para a saúde e para mente. Sem contar que, assim, posso comer meus brigadeiros, massas e outras guloseimas mais, é claro! 
Ninguém quer se ver feia no espelho. Sentir-se bem é fundamental para a autoestima. Mas se você não está satisfeito com algo em você, não coloque os pés pelas mãos. Não sou contra cirurgia plástica nem intervenções estéticas, mas há muito o que se vigiar e pesquisar. Afinal, também temos conhecimento na mídia de muitos golpes aplicados em nome da beleza. Também não é possível querer ser o que não é só para agradar a outros. Aceite o seu biótipo e reverta-o a seu favor. Há roupas e truques de maquiagem que disfarçam seus desfeitos, mas também acentuam suas qualidades. Ninguém é 100% belo e perfeito. Afinal, beleza é um conceito relativo. No entanto, a maior virtude deve estar em você e isso nenhum bisturi trabalha.  

Comentários