Pular para o conteúdo principal

Festival do Rio 2013

Durante 15 dias o Festival do Rio 2013 vai apresentar 350 filmes de mais de 60 países, espalhados por cerca de 30 locais de exibição, realizar oficinas, palestras e seminários no RioMarket e muito mais. O Festival abre sua 15ª edição com exibição do aguardado Amazônia – Planeta Verde, a maior produção cinematográfica já realizada sobre a região, de Thierry Ragobert, em noite de Gala no Odeon Petrobras. O público vai poder conferir os filmes mais esperados, descobrir raridades, votar no melhor da Première Brasil, participar de debates e de sessões especiais com a presença de personalidades do cinema mundial.
São 350 filmes divididos por mostras, entre eles, Blue Jasmine, de Woody Allen; Terra Prometida, de Gus Van Sant; Spring Breakers: Garotas Perigosas, de Harmony Korine; Pussy Riot - A prece punk, de Mike Lerner e Maxim Pozdorovkin; Gravidade (Gravity), de Alfonso Cuarón; Diana, de Oliver Hirschbiegel; A Filha de Ninguém, de Hong Sang-soo; As Ondas do Rádio (a Oeste), de Lionel Baier;  entre outros.
O Festival dedica uma retrospectiva especial ao diretor americano Paul Schrader, que vem ao Rio receber homenagem pelo conjunto da obra. Na seleção, o polêmico The Canyons e alguns de seus maiores sucessos, como A marca da pantera, O gigolô americano, Mishima: Uma vida em quatro tempos e outros.
Ainda pouco conhecidos no Brasil, os cineastas franceses Alain Guiraudie, (prêmio de melhor diretor da mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes pelo filme Um Estranho no Lago) e Claire Simon (que vem apresentar seu último longa Gare du Nord) ganham retrospectivas.
Por conta das celebrações da Alemanha no Brasil, o país será homenageado no Festival com as mostras Foco Alemanha e mostra Escola de Berlim.

Comentários