Pular para o conteúdo principal

Shopping Porto

O presidente da Associação Brasileira de Terminais Portuários (Abtp), Wilen Manteli, disse que o porto deveria funcionar como um shopping center. Para ele a atividade é um negócio que deve dar lucro e, ao mesmo tempo, ser eficiente na estrutura nacional.
- E como atuam os shopping centers no País? O shopping não tem loja, apenas cuida para que a estrutura seja eficiente e que as vendas cresçam, dando dividendos aos acionistas.
Advogado e estudioso dos temas portuários, Manteli lembra que o governo nem sequer precisa mudar leis. Basta ter vontade política, e modernizar com base em três normas existentes: a Lei dos Portos (8.630, de 1993), a Lei das Concorrências e o sistema de Parcerias Público-Privadas (PPPs). Ressalta  que o modelo deve dar ao governo apenas uma ação de ouro (golden share), para evitar que, eventualmente, um administrador faça algo errado, como beneficiar um grande operador, ou tome atitude contrária à sociedade. Para Wilen, é importante afastar a interferência política, lembrando que, em Paranaguá (PR) -- uma concessão estadual --, o ex-governador Roberto Requião nomeou para o cargo o irmão, psicólogo. E conclui:
- O chefe do porto tem de ser um executivo, contratado no mercado, entre os melhores. Se o objetivo é atrair investidores e melhorar o serviço, esse é o caminho.

Comentários