Pular para o conteúdo principal

Entrevista com Dorys Daher

Em um bate-papo rápido com o Blog, a  arquiteta Dorys Daher,  especializada em arquitetura para ambientes de saúde, falou sobre o dia a dia da profissão, de projetos hospitalares e  de sustentabilidade. Além de  se dedicar aos projetos cotidianos -  está se investindo na arquitetura hoteleira, e acaba  de entregar a novo projeto do Hotel Novo Mundo,  no Rio. Não bastasse tanta correria  ainda encontra tempo para se dedicar a literatura: lançou recentemente o livro Cimento, Batom e Pérolas - Quem Tem Medo de Arquiteto.






Blog - O que você mais gosta na sua profissão?

Dorys - O que mais gosto na arquitetura é o desafio de atender solicitações novas para cada cliente com as mais variadas necessidades. Isso nos faz pesquisar  e aprender com diversidade da vida. Arquitetura é uma profissao muito ampla, precisamos estar atentos a tudo. As diferenças de cada um  com  diferentes formas de viver e de pensar. A tecnonologia que muda com uma velocidade avassaladora e nos faz repensar naquilo que aparentemente estava estabelecido. A inserção fundamental do  design  na arquitetura. A  flexibilidade  de pensamento que a profissão nos exige é simplesmente apaixonante. Alias, o que acontece é isso mesmo, cada projeto que se faz é uma paixão que se encontra, e paixão é muito bom!

Blog - Você segue tendências?

Dorys - 
Sem querer seguimos tendências. Porque trabalhamos com o que existe no mercado e com o que estamos acostumados. Nem por isso deixamos de querer  quebrar  paradigmas porque o arquiteto quer sempre criar e surpreender. É um paradoxo.

Blog - O que te inspira?

Dorys -  O que me inspira é o desejo do cliente de querer fazer e se realizar com o projeto. Gosto de dizer que a nossa criaçao não  existe  sem a participação do cliente.


Blog - O que você acha dos  projetos hospitalares e o que acredita que poderá acrescentar?

Dorys - No passado os projetos hospitalares vinham prontos como uma forma de bolo  e eram distribuidos para cada cidade. Era o local de receber doentes. Hoje os hospitais sao o local de proporcionar a cura. Inúmeros estudos sao feitos paralelamente ao se projetar um hospital, uma clínica ou  um consultório. Alem de todas as questões que devemos considerar ao se fazer um projeto de arquitetura, um projeto para a área de saúde envolve ainda mais cuidado, sao normas que temos que levar em consideração porque os procedimentos que serão efetuados, requerem mais atenção. O espaço de saúde não cura,  mas se for bem projetado certamente ajudará o doente a encontrá-la.


Blog - O que não pode faltar em um projeto de decoração?

Dorys - Se o projeto de decoração for para uma residência, acho que a participação  do cliente tem que ser fundamental. Onde a decoração é feita com objetos pessoais e ou objetos que sejam do agrado do cliente.  Quando a decoraçao é comercial tenho um outro ponto de vista. Acho que não podem faltar objetos que demonstrem modernidade. É o link com a atualidade.

Blog - Como é o seu estilo?

Dorys - Prefiro que outros digam a opiniao sobre mim. Cada olhar é diferente e cada um tem opiniões diferentes sobr mim.  Digo sempre que sou o que os outros acham de mim...
Eu por mim mesma, gosto de tudo que é novo. Formas limpas e contemporâneas.


Blog - Você projeta casas, mas também faz decoração de interiores? Como concebe seus projetos de decoração?

Dorys - Projeto casa e ao mesmo tempo faço o lay out, porque um bom projeto já prevê  a  distribuição dos móveis Um espaço bonito que não cabe nada é porque  não se preocupou com o fluxo e nem com a localização das aberturas,logo nao oferece um melhor aproveitamento do espaço. Daí no meu modo  de ver não é um bom projeto.


Blog - Como é projetar um hotel? Como busca idéia?

Dorys - O hotel por incrível que pareça está contido num projeto hospitalar. O hospitalar tem a mais o centro cirurgico. O hotel tem os serviços gerais, a administração, a recepção, a internação (hotelaria).
Hoje estão todos voltados para terem a concepção de grandes hoteis.

Blog - Relate sua definição de sustentabilidade na arquitetura, e o que acha?

Dorys - A sustentabilidade virou sinônimo de reciclagem. Nem sempre a reciclagem é  sustentavel!
A sustentabilidade tem que visar a economia. Aquilo que não se desperdiça para não faltar. Aquilo se pode auto-sustentar. O ser humano é insustentável. Então dentro da insustentabilidade, ao nascer... Vamos trabalhar para economizar a fonte que é o nosso planeta.
O reuso é bem interessante, porque apenas usa novamente, sem ter que reciclar e gastar energia e ainda emitir Co².
Economizar luz com o uso de lampadas econômicas já faz parte dos nossos projetos há bastante tempo. Devemos tornar o projeto o mais sustentavel possível. Temos muitas maneiras de torná-lo o mais sutentável. Economizando a água da chuva ao fazermos um reservatório para usar água nos jardins. Tratar o esgoto da casa. Usar a energia solar. Usar material  com selo verde. Tratar o lixo da obra pra não impactar no descarte de restos de materiais e tudo aquilo que podemos economizar sem estagnar.
 

Blog - E esses condominios ditos auto-sustentáveis?

Dorys - Os condominios tentam tratar o próprio esgoto. Usar energia solar. Captam água da chuva. Procuram fazer as construções com boa iluminação e ventilação naturais para gastarem menos ar condicionado e deixarem as contruções mais frescas naturalmente.
Algumas ações de reuso. Reciclagem e compostagem de lixo. Empregados que moram perto do trabalho são  boas colaborações para a sustentabilidade, porque evita-se o deslocamento de pessoas, economiza tempo e diminui o gasto de combustível e outras ações que a criatividade humana não para de  inventar.

Blog - E a hotelaria no Brasil para Copa de 2014?

Dorys - Existem várias ações para cobrir a carência de leitos para  a realização da Copa em 2014.
O governo esta sugerindo que as pessoas aluguem cômodos de suas casas para que a hotelaria não falte. Acho estranho convidarmos um hospede e para isto temos que sair de casa para ele entrar. Prefiro que a cidade se capacite para receber bem os hospedes e o Brasil possa utilizar todo este investimento, atraindo turistas de todo o mundo, fazendo juz à hospitalidade dos brasileiros.


Blog - Como é Dorys arquiteta e Dorys escritora??

Dorys - Não me vejo como escritora e sim como arquiteta.
Escrevi o livro Cimento, o Batom e Perolas, Quem Tem Medo de Arquiteto, apenas com o intuito de relatar a minha experiência.  Nao tem nenhum cunho científico ou literário nele.
Assim pretendo escrever mais. Gosto de observar o meu trabalho , a minha experiência com o relacionamento com o cliente, que a meu ver é bastante rica,  e se possível compartilhar com futuros clientes, alunos  e cidadãos que venham precisar da ajuda do profissional de Arquitetura.

Comentários

  1. muito legal a entrevista,gosto muito do trabalho dela.Alexandre Pazzini

    ResponderExcluir
  2. Precisamos pensar mesmo em melhores hospitais.


    Fatima Freire.

    ResponderExcluir
  3. A FAMILIA DAHER SÓ TEM PESSOAS TALENTOSAS.CRISTINA

    ResponderExcluir
  4. Excelente entrevista.Isabella.

    ResponderExcluir
  5. Dorys, deixou o Novo Mundo um luxo....estive lá semana passada..Luiza.

    ResponderExcluir
  6. Ela está super certa com relação a sustentabilidade.Mauricio Nóbrega.

    ResponderExcluir
  7. esse livro dela é o máximo.

    ResponderExcluir
  8. A gente tem medo/ pavor de arquiteto pq., no geral, acham que o cliente é um milionário, querem colocar tudo o que há de mais caro, costumam receber percentual das 2 pontas de qq. compra do cliente e tb. do fornecedor, gerando um super faturamento; discutem sempre com a experiência prática do mestre de obras e do engenheiro. A sensação é que se vc. estiver junto ao projeto e negociar tudo o que for comprado diretamente c/ o fornecedor, vai gostar das ideias de um bom arquiteto. Caso contrário, vai trocar, se aborrecer e odiar falar em obra.

    ResponderExcluir
  9. Muito legal a entrevista!
    Linda elegante e talentosa. Tive o prazer de estagiar pra ela e sou muito grata, aprendi muito e todo meu conhecimento dedico a ela!
    beijos linda ass. Jaque

    ResponderExcluir

Postar um comentário