Pular para o conteúdo principal

Joana Cesar expõe seus misteriosos símbolos pela primeira vez em uma mostra individual

Exposição de Joana Cesar - Cassino Atlântico - Fotos divulgação: Vera Donato

Ela foi identificada como a autora de misteriosas pinturas de símbolos indecifráveis espalhadas pelos muros da Zona Sul. Joana Cesar contou ao mundo, em um alfabeto particular, seus segredos que na adolescência eram escritos em uma agenda, entre relatos de desejos, angústias e frustrações. Agora a artista plástica expõe seus trabalhos pela primeira vez em uma individual na Galeria Athena Contemporânea. Para essa exposição, intitulada de fuga>lenta, Joana Cesar  apresenta onze placas de aço galvanizadas, de tamanhos variados, que já trazem camadas sucessivas dos resíduos naturais do caos urbano. Esse é o suporte principal para receber as suas intervenções, com diversos tipos de materiais como spray, pigmentos, colagens e caligrafias feitas com pincel oriental & nanquin. Além disso, a artista  realiza um trabalho site specific, uma interferência diretamente em umas das paredes no espaço interior da galeria: um painel com cerca de 300x 250cm.
A parceria de Joana com a Athena Contemporânea teve início através da expert Vanda Klabin, que foi convidada para assinar a curadoria de uma exposição na galeria e escolheu os trabalhos de Joana para realizar a mostra.
- O fazer artístico de Joana Cesar envolve todo um sistema de signos cifrados que ganham cores e formas nessa exposição, e fazem parte de sua mitologia pessoal. Eles são utilizados como uma espécie de dispositivo do cotidiano, como uma forma de equivalência poética para expressar a sua linguagem plástica -  diz a curadora. A noite de abertura foi badaladíssima. Fotos Vera Donato

WordPress plugin


Comentários